Ah, se desse para transmitir o cheiro da comida por foto! Comida confortável, dessas que faz cafuné no estômago: a Soupe a l’Oignon é uma sopa de cebola bem tradicional na França, super gostosa e que arrebata corações. É tão clássica, que você encontra no cardápio da maioria dos restaurantes de Paris. Não tem como resistir aquela fatia de pão de ontem que vai por cima, junto com uma camada generosa de queijo, antes de ir para o forno gratinar. É quase mágico, sabe? Aí é só servir uma taça de vinho para acompanhar e deu, é sucesso!

Sopa de cebola em um bistrô qualquer no Quartier Latin, em Paris.

Quer fazer em casa? Anota aí:

Corte 500g cebolas em meia-lua e refogue com uma colher de manteiga até ficarem douradas. Adicione uma colher de farinha de trigo, misture bem, acrescente 500ml de caldo de frango ou legumes e uma taça de vinho branco. Tampe a panela e deixe cozinhando por 15 minutos. Tempere com sal, pimenta do reino e noz-moscada. Desligue o fogo.

Na hora de servir, coloque a sopa em cumbucas individuais, cubra com uma fatia de pão (baguete ou italiano, de preferência) e com queijo ralado grosso e leve ao forno até dourar.

Dica: gruyère, muzzarela e emmental são ótimos queijos para gratinar.

Essa receita serve 2 pessoas como prato principal, ou 4 pessoas como entrada.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Agora só falta aquele pãozinho delícia para potear a sopa!

Depois de uma sopa de cebola e uma taça de vinho, só resta dormir e sonhar com Paris.


GOSTOU? Para novidades diárias, nos siga também no Instagram e inscreva-se em nosso canal no Youtube!