Porto Alegre tem uns lugarzinhos escondidos que são muito apaixonantes e um deles é o restaurante Cantina Famiglia Facin, inaugurado em 2014, nos túneis da antiga cervejaria Brahma, onde hoje está instalado Shopping Total.

A primeira vez que fomos ao restaurante foi logo após a sua inauguração, ainda em 2014, e precisamos dizer que, apesar de termos lido sobre o lugar antes de ir, nada te prepara para o que você vai ver ao vivo. Sabe aquele charme rústico e acolhedor que a gente tanto ama na Serra Gaúcha? É assim! Algumas mesas estão dispostas, nas estreitas e compridas passagens subterrâneas da antiga cervejaria, e outras no local onde antigamente ficavam os fornos. As paredes de tijolos expostos e intocados respiram história, e complementam a iluminação baixa e super aconchegante. Não é um daqueles lugares planejados para ter cara de rústico. É tudo original!

Os túneis do restaurante Cantina Famiglia Facin | Foto: Luciano Pohlmann Garcia

Cantina Famiglia Facin | Foto: Luciano Pohlmann Garcia

A Cantina, que se dedica à gastronomia italiana, recentemente deu uma renovada em sua proposta inicial e decidiu voltar às origens de cozinha de família. Para isso, extinguiu a figura centralizada do chef, deixando a assinatura dos pratos a um grupo de excelentes cozinheiros. “Nós entendemos que a cozinha não é feita por um único chef, mas por uma família e é isso que estamos trazendo à cantina. Buscamos perfis profissionais de diferentes regiões do Estado. Foram meses de estudos e trabalho até chegarmos a este formato e resultado. E não poderia ser melhor. Isto pode ser traduzido agora através de novos aromas e sabores agregados ao cardápio”, avalia Nicole Pelissoli, gestora da casa.

Para isso, a direção da cantina levou seus cozinheiros para o interior do Rio Grande do Sul, para uma deliciosa imersão, na qual puderam conversar e trocar experiências com as nonas e tias de famílias italianas, resgatando antigas receitas e revisitando algumas ideias já consolidadas no cardápio que a casa oferece. Aliás, durante o jantar de estréia deste novo formato, os cozinheiros, um a um, apresentaram a história dos pratos servidos.

O time de cozinheiros da Cantina Famiglia Facin | Foto: Luciano Pohlmann Garcia

Então agora que contamos a história, vamos ao que interessa aos nossos glutões e enófilos de plantão:

Por que vale a pena conhecer a Cantina Famiglia Facin?

  • O ambiente é incrível! Sério. É diferente de tudo que existe na cidade. Como a gente disse antes, é um lugar com bastante história, que tem um climinha rústico e aconchegante. Quer romance? Vá pra lá. Mas se você não quer romance, vá também. Como as mesas estão dispostas nos antigos túneis, existem partes em que há espaço para mesas grandes e jantares familiares, e também existem mesas escondidas em cantinhos lindos e silenciosos.
  • A comida é ótima! O cardápio é recheado de pratos italianos bem tradicionais, mas com bastante personalidade. Você vai ficar em dúvida entre as receitas de massas, risotos, carnes e peixes, que cobrem a culinária de diversas regiões da Itália, além de alguns segredinhos deliciosos de família.
  • A carta de vinhos é muito bem servida! Se é pra homenagear a tradição italiana, não pode faltar vinho, e a Cantina tem uma carta super generosa, com rótulos do mundo inteiro, principalmente italianos. Os preços cabem nos mais variados bolsos. Você vai encontrar vinhos de dois dígitos e vinhos de quase quatro dígitos.
  • Os preços são justos! A grande maioria dos pratos custa entre 40 e 50 reais e são generosamente servidos (aquela fartura italiana que a gente ama!). Alguns poucos pratos, que levam ingredientes mais caros, como cordeiro, salmão e frutos do mar, ficam um pouquinho acima desse valor, mas nada de absurdo. Quando você chega lá e dá de cara com o ambiente lindão, já pensa que vai gastar uma fortuna, mas felizmente não. É um lugar para voltar mais vezes sem peso na consciência, nem no bolso.

Vamos dar uma babada? Então espia as fotos do jantar que tivemos por lá na semana passada. Cobre o teclado aí para não molhar, porque cenas fortes estão por vir!

Antipasti: pão, manteiga de ervas, queijo e copa colonial, geléia de berinjela, azeite de alecrim e uma cachacinha incrível!

Entrada: salmão ao pesto de alho-poró, com sagú ao molho de brie e mel

Primo: polenta brustolada com ragú de ossobuco, picles de aspargos e moranga caramelizada.

Secondo: conchiglione à bolognesa, com linguiça artesanal.

Terzo: saltimboca de mignon, recheada com presunto parma ao molho demiglace de vinho da família. Um espetáculo!

CANTINA FAMIGLIA FACIN

De Segunda a Sábado (almoço) – 11h45min às 15h15min
De Segunda a Sábado (jantar) – 19h às 23h30min
Domingo – 12h às 16h

Av. Cristovão Colombo, 545 (Shopping Total). O acesso é pela parte externa do Shopping, exatamente onde está a chaminé da antiga cervejaria.

Fone: 51 3018.8383

reservas@famigliafacin.com.br

www.famigliafacin.com.br


GOSTOU? Para novidades diárias, nos siga também no Instagram e inscreva-se em nosso canal no Youtube!