A Rota das Cantinas Históricas é um dos roteiros enoturísticos mais charmosos da Serra Gaúcha. Um trecho de aproximadamente 5km nos arredores de Faria Lemos, distrito de Bento Gonçalves, reúne vinícolas, pousadas, restaurantes e armazéns, que mantêm vivas as tradições e as memórias dos imigrantes que se instalaram nas lindas encostas da região durante o século 19, vindos do Vêneto e de Trento, na Itália.

Os estabelecimentos que fazem parte desta Rota são pequenas empresas familiares, cheias de simpatia e de histórias para contar, e as paisagens que as circundam tem algumas das vistas mais bonitas da região. Vale muito a pena reservar um dia de sua viagem para percorrer o roteiro.

O QUE FAZER

  • VINÍCOLA CRISTÓFOLI 

A Cristofoli é uma pequena e muito charmosa vinícola familiar, que oferece programações enoturísticas incríveis! Além de vinhos deliciosos, com rótulos lindos e preços super camaradas, a cantina disponibiliza tours com degustações na vinícola ou em meio à paisagem, almoços e jantares harmonizados ao ar livre, experiências de vindima, picnics exclusivos em meio aos parreirais (esta atividade se chama Edredom  nos Parreirais e é imperdível!) e diversas outras experiências muito bacanas. Tem vídeo sobre a vinícola aqui.

Jantar harmonizado ao ar livre na Vinícola Cristofoli | Foto: Divulgação Vinícola Cristofoli / Jeferson Soldi

Funcionamento:

De segunda a sexta-feira, das 8h00 às 11h30 e das 13h30 às 18h

Sábados e feriados, das 9h30 às 18h

Domingos, das 9h30 às 17h

Contato:

(54) 99668 6607 (WhastApp) / cristofoli@vinhoscristofoli.com.br

https://vinhoscristofoli.com.br

 

  • VINÍCOLA DAL PIZZOL 

A vinícola Dal Pizzol fica em uma linda área verde de 8 hectares, que abriga restaurante, loja, sala para degustações, a Enoteca, que guarda vinhos da família desde 1974, o Ecomuseu da Cultura do Vinho e sua coleção de objetos que contam a história da tradição vitivinícola, e, ainda, o Vinhedo do Mundo, um vinhedo modelo com mais de 400 variedades de videiras vindas de todos os continentes. Os visitantes podem realizar visitas técnicas ou autoguiadas, degustação padrão ou às cegas, ou, ainda, fazer um picnic regado à vinho ao ar livre (Piccolo Piacere). O local possui um playground para crianças e é pet friendly.

Construções históricas na Vinícola Dal Pizzol | Foto: reprodução / Facebook dal Pizzol

Funcionamento:

De segunda à sexta-feira, das 9h às 17h

Sábados, domingos e feriados, das 10h às 16h30

Contato:

(54) 3449 2255 / dalpizzol@dalpizzol.com.br

http://www.dalpizzol.com.br

 

  • VINÍCOLA MENA KAHO

A Vinícola Mena Kaho fica em uma posição privilegiada na região, que lhe permite fazer parte tanto da Rota das Cantinas Históricas, como do roteiro Encantos de Eulália. Ela produz vinhos e sucos orgânicos certificados e oferece um tour gratuito (grupos devem fazer agendamento prévio), que inclui visita aos vinhedos e à vinícola. Ao final, o visitante pode realizar uma degustação na antiga cantina, onde hoje funciona o varejo.

Vinícola Mena Kaho, na Rota das Cantinas Históricas | Foto: Umami Mag

Funcionamento: 

De terça a sábado, das 9h às 12h e das 13h às 17h

Domingos somente mediante agendamento

Contato:

(54) 3454 5840/ (54) 98105 1800 / varejo@menakaho.com.br

www.menakaho.com.br

 

  • POUSADA CASA DE PEDRA

A única hospedagem que faz parte da Rota das Cantinas Históricas é a Casa de Pedra, uma pousada linda, que fica dentro das dependências da Vinícola Mena Kaho. O antigo casarão, construído em 1885, é reconhecido como patrimônio histórico da colonização italiana e fica a apenas 4 km do centro de Bento Gonçalves. Sua utilização é privativa: ao reservar uma noite, você disfruta da casa inteira, sem qualquer outro hóspede. São duas suítes (uma delas possui um sofá-cama de casal extra, perfeito para crianças), sala de estar e jantar, cozinha equipada e café da manhã incluso. Fizemos um post especial sobre a nossa estadia na pousada, que você confere aqui.

A pousada Casa de Pedra fica na Vinícola Mena Kaho, na Rota das Cantinas Históricas | Foto: Umami Mag

Informações e reservas:

(54) 3454 5840/ (54) 98105 1800 / varejo@menakaho.com.br

Casa de Pedra

 

  • VINÍCOLA MONTEVINO / ESTRELAS DO BRASIL

Em uma linda área no alto da montanha e com vista para todo o vale, a empresa de Irineo Dall Agnol e Alejandro Rapetti oferece degustações de seus deliciosos vinhos e espumantes ao ar livre. Esqueça esse negócio de visitar a produção e ver a parte técnica da coisa. Aqui o programa é simples: paisagem incrível, com vinhos mais ainda. É um local encantador, daqueles para perder a noção do tempo.

Vista linda na Estrelas do Brasil, na Rota das Cantinas Históricas | Foto: reprodução / Facebook Estrelas do Brasil

Funcionamento: 

Visitas apenas mediante agendamento.

Contato:

(54) 99924 1016 / (54) 3439 1089 / estrelas@estrelasdobrasil.com.br

www.estrelasdobrasil.com.br

 

  • SUCOS VISTAMONTES

A Vistamontes é uma empresa que se dedica a elaboração de sucos naturais. Na propriedade, além da área de produção dos sucos, o visitante pode fazer um tour pelos vinhedos e pela casa centenária que existe no local, toda construída em pedra.

A vista na Vistamontes Sucos Naturais, na Rota das Cantinas Históricas | Foto: reprodução / Vistamontes

Funcionamento:

Visitas apenas mediante agendamento.

Contato: 

(54) 9603 3230 / vistamontes@vistamontes.com.br

www.vistamontes.com.br

 

  • CASA ADESSO

A Casa Adesso ainda é novidade em Faria Lemos. É um lugar perfeito para fazer uma pausa entre uma vinícola e outra na Rota das Cantinas Históricas. Eles servem lanches, pão de forno, biscoitos, produtos coloniais e orgânicos, sucos e vinhos. Na época de safra, o cliente ainda pode escolher suas uvas e tomates orgânicos direto do pé!

Entre uma visita e outra, um lanchinho na Casa Adesso | Foto: reprodução / Casa Adesso

Funcionamento:

De terça a sexta-feira, das 9h às 11h30 e das 14h às 18h15

Sábados e domingos, das 9h às 11h30 e das 14h às 18h30

Contato:

(54) 3439-1212 / organicos@casaadesso.com.br

 

  • CASA DEQUIGIOVANNI

O restaurante Casa Dequigiovanni é outro estabelecimento que, além da Rota das Cantinas Históricas, também faz parte do roteiro Encantos de Eulália. O local, que acomoda até 30 pessoas e atende apenas mediante agendamento, oferece um cardápio regional e italiano, que pode variar de acordo com a preferência dos visitantes. Cartões de crédito e débito não são aceitos.

Casa Dequigiovanni, na Rota das Cantinas Históricas | Foto: reprodução / Facebook Casa Dequigiovanni

Funcionamento:

Atende no almoço e no jantar, apenas mediante agendamento, para grupos de até 30 pessoas.

Contato:

(54) 3454 3200 / (54) 9944-8156 / casadequigiovanni@cantinashistoricas.com.br / jatird@terra.com.br

 

  • ARMAZÉM DAS CANTINAS HISTÓRICAS

O Armazém das Cantinas Históricas é o Centro de Informações da rota. A casa mantém o estilo dos armazéns do século 19 e, por lá, o visitante pode adquirir vinhos, sucos, geléias, salames, copas, queijos, doces e outros produtos artesanais locais, produzidos pelas empresas que fazem parte da rota.

Armazém das Cantinas Históricas | Foto: reprodução / Rota das Cantinas Históricas  

Contato:

(54) 3439-1168 / armazemch@gmail.com


ROTA DAS CANTINAS HISTÓRICAS

Bento Gonçalves (Rio Grande do Sul)
RS 431, km 6 – s/n – Faria Lemos – Distrito
Para mais informações, contate o Centro de Atendimento ao Turista: 0800 603 6060

Mapa da Rota das Cantinas Históricas


GOSTOU? Para novidades diárias, siga-nos também no Instagram e inscreva-se em nosso canal no Youtube e em nosso Podcast (também disponível no iTunes)!