Garibaldi é um município na Serra Gaúcha que, junto com Bento Gonçalves e Monte Belo do Sul, compõe o Vale dos Vinhedos. É um charme de lugar: vinícolas lindas, gastronomia reconfortante e deliciosa, patrimônio arquitetônico super preservado e muita história para contar. É uma parada obrigatória na região dos vinhedos!

Em uma de nossas visitas à cidade, conhecemos o Hotel Casacurta, que reflete toda essa identidade histórica de Garibaldi e ainda adiciona uma pitada irresistível de design. Logo de cara, ele já nos impressionou e, conforme fomos desbravando tudo, nos apaixonamos ainda mais. Cada detalhezinho é bem pensado, dos livros disponíveis nas mesas de centro aos cookies e café disponíveis na recepção 24hs por dia. Sim, somos dessas pessoas que não sabem viver sem café, e isso conta muitos pontos com a gente!

Hotel Casacurta, uma charmosa opção de hospedagem em Garibaldi.

Eles pensam tanto nos detalhes que, na hora do checkout, ganhamos uma mini-ecobag com uma maçã dentro, para a viagem. Ah, vai dizer que não é um amor?

HISTÓRIA

A história do hotel, como a da maioria das famílias da região, começou com a imigração italiana para o Rio Grande do Sul, por volta de 1870. Lá chegando, estes primeiros imigrantes fundaram a Vila de Conde D’Eu, onde atualmente está situada a cidade de Garibaldi.

A imigração, no entanto, não aconteceu de uma vez só. Assim, percebendo a necessidade de um lugar que acomodasse os italianos recém chegados à Serra Gaúcha e, também, os viajantes de passagem pela região, a família Casacurta decidiu construir uma hospedagem que, em 1953 se tornou o Hotel Casacurta.

A fachada do Hotel Casacurta é inspirada em Châteaux do Vale do Loire, na França

ESTRUTURA

A construção do hotel foi inspirada nos imponentes Châteaux do Vale do Loire, na França. Ela mistura um estilo mais clássico e requintado, cheio de lustres de cristal, molduras nas paredes e piso de madeira em mosaico, com móveis de design super contemporâneo. O resultado é lindo!

A recepção do Hotel Casacurta é linda!

A sala de estar mistura móveis super antigos com outros de design bem contemporâneo

Outra sala linda! Tem cantinhos assim espalhados por todo o hotel

O Hotel Casacurta é cheio de ambientes lindos!

São 31 quartos disponíveis, divididos em 4 categorias: Apartamento Standard, Apartamento Luxo, Suíte Luxo e Suíte Master. Todos incluem, no mínimo, Wi-Fi, televisão, ar condicionado, calefação, frigobar, secador de cabelo e cama boxspring. Conforme a categoria sobe, as comodidades aumentam.

O quarto é lindo, mas o mais importante: a cama e o chuveiro são ótimos!

Uma das atrações de qualquer hotel é o café da manhã. Sério, nós desconhecemos alguém que consiga ignorar um bom café da manhã de hotel. Neste quesito, mais uma vez, o Casacurta ganhou nota máxima. A começar pelo salão lindo onde o café é servido: pé direito alto, muita luz natural, lustres e flores. Lindo mesmo. E o café em si é uma delícia. Muitas opções de pães, queijos e charcutaria, diversas frutas frescas, iogurtes, cereais, chás e sucos naturais, uma infinidade de bolos e doces lindos, ovos mexidos sempre frescos e, claro, café. Tudo impecável.

Salão do café da manhã do Hotel Casacurta

O café da manhã é daqueles que vale a pena acordar cedo para aproveitar (mas nos fins de semana ele vai até as 10h30)

Em casa quase não tomamos café da manhã, mas no hotel comemos até bolo!

A primeira etapa a gente fotografa, as outras três é melhor omitir!

E agora precisamos falar do staff: sobrou cordialidade, paciência e simpatia. Nesta viagem, nós estávamos em um grupo de jornalistas de diversas parte do Brasil e que escrevem sobre assuntos diversos. Chegamos em 15 pessoas, depois de um almoço animado na Vinícola Miolo, fazendo barulho, sedentos por café e desesperados por um banho. Em poucos minutos, já estavam todos em seus quartos, bem acomodados. À noite, depois de um jantar, o grupo todo decidiu beber as muitas garrafas de vinho adquiridas na viagem, para fechar a última noite juntos. Quando decidimos fazer isso, já passava das 23h. Sempre sorrindo, o atendente daquele turno nos acomodou em um local confortável e à prova de barulho (porque, obviamente, havia outros hóspedes no hotel, querendo uma noite de sono tranquila!), preparou uma iluminação bonita, colocou uma música bacana para tocar, nos trouxe um balde de gelo (e o recarregou constantemente, pois foram muitas garrafas, em uma noite super quente!), esteve disponível o tempo todo, sem jamais perder a simpatia e o bom humor. E olha que os últimos dos moicanos subiram para o quarto às 4h30 da manhã, segundo relatos (rs). Todos foram sempre muito solícitos, do início ao fim da viagem, e isso torna qualquer estadia muito melhor, não acham?

O alto astral dos colaboradores era constante | Foto: Eduardo Viero / Blog Eduardo e Mônica

Além de todos os pontos que a gente mencionou mais detalhadamente, a estrutura também conta com piscina aberta, porém aquecida (não deu tempo de usar, infelizmente!), uma academia completa, salas de eventos e estacionamento privativo.

A piscina do hotel é linda, e fica ainda mais bonita à noite!

O hotel ainda possui um restaurante bem famoso, chamado Hostaria Casacurta, que está aberto ao público geral. Ele serve pratos que mesclam a cozinha tradicional italiana, com técnicas da culinária francesa clássica. É super bem recomendado mas, infelizmente, não conseguimos experimentar. A agenda estava cheia e incluía jantares fora do hotel, mas podem deixar que, na nossa próxima estadia por lá, vamos conhecer a Hostaria e voltaremos aqui para editar este post e adicionar informações mais detalhadas.

A Hostaria Casacurta é super bem recomendada na região!

Em resumo, o Casacurta é uma jóia de hotel. Tudo impecável, do serviço às acomodações. Aliás, é um hotel perfeito para uma Lua de Mel na Serra Gaúcha, hein! Anotem a dica.

  • Confira a Agenda da Vindima 2019 aqui.


H O T E L  C A S A C U R T A

Rua Luiz Rogério Casacurta, 510

Centro, Garibaldi – RS

Telefone / WhastApp: (54) 3462.2166

Email: reservas@hotelcasacurta.com.br

hotelcasacurta.com.br

Tarifas: como os valores variam conforme a temporada, você pode consulta-los inserindo a data escolhida no site de reservas.


GOSTOU? Para novidades diárias, siga-nos também no Instagram e inscreva-se em nosso canal no Youtube e em nosso Podcast (também disponível no iTunes)!