Antes mesmo do Umami nascer, nós já pedalávamos pelos vinhedos do mundo. Veja bem, caro leitor, não somos ciclistas. Em casa, há uma bicicleta para duas pessoas, e ela está com o pneu furado e não sai do canto escuro onde fica armazenada há uns bons anos. Tampouco praticamos esportes com frequência. Aliás, está aí uma resolução de ano novo que poderia pedir música no Fantástico 3 vezes, pois há uns 9 anos ela não é cumprida. Enfim, tudo isso para ilustrar que o CICLOTURISMO é possível mesmo para quem não tem intimidade alguma com o pedal.

E por que pedalar se dá pra fazer de carro? De bicicleta, você vê a paisagem de outra forma, por caminhos que carros não te levam (literalmente!) e com uma emoção que um carro não te dá.  

E qual não foi a nossa alegria em saber que existe uma empresa especializada em cicloturismo na Serra Gaúcha! Conhecemos o Que Tal de Bike? em um passeio por Pinto Bandeira. Se trata de um projeto da rede de hotéis Dall’Onder, que sempre foi um dos maiores incentivadores do enoturismo na região, responsável por muitas das mais famosas atrações turísticas na Serra Gaúcha.

O Que Tal de Bike oferece passeios de 4h, 6h e 8h de duração, em 5 roteiros diferentes, divididos em 3 níveis de dificuldade – Pegando Leve, Esquentando o Pedal e Suando a Camisa. Todos os circuitos incluem o aluguel da bicicleta (há opção de bike elétrica, para quem não quiser se cansar!), capacete, veículo de apoio, guia profissional pedalando o tempo todo, equipamento de primeiros socorros e seguro de vida. Nos passeios de 6 e 8h de duração, também estão incluídas 5 opções de lanche, que o turista pode escolher antes da viagem.

Vamos aos roteiros:

CAMINHOS DE PEDRA

Neste roteiro, o visitante vai pedalar pela encantadora rota dos Caminhos de Pedra, passando por vinícolas, restaurantes e todas as principais atrações da região, como a Casa da Ovelha, a Casa da Erva Mate e a Cantina Strapazzon.

Pegando Leve: o percurso mais mais fácil tem aproximadamente 7km, dura 4hs e vai da Casa Ângelo à Casa da Erva Mate.

Esquentando o Pedal: o percurso médio tem cerca de 18km, acontece entre a Vinícola Don Giovanni e a Igreja N. S. Imaculada Conceição e dura 6h.

Suando a Camisa: o percurso longo vai do Hotel Dall’Onder, em Bento Gonçalves, até a Vinícola Don Giovanni, dura 8h e compreende, aproximadamente, 28km.

Percurso Que Tal de Bike? na rota Caminhos de Pedra | Imagem: Hotel Dall’Onder

O percurso tem paradas estratégicas para explicações e fotos | Imagem: Hotel Dall’Onder

Percurso Que Tal de Bike? na rota Caminhos de Pedra | Imagem: Hotel Dall’Onder

VALE DOS VINHEDOS

Neste percurso, os ciclistas irão pedalar pelos pontos de interesse mais conhecidos do Vale dos Vinhedos, como Casa Valduga, Vinícola Miolo e Vinícola Pizzato. Para este roteiro, são oferecidos dois níveis de dificuldade:

Pegando Leve: percurso de 4h, que vai da Igreja Nossa Senhora das Neves até a Pizzato, com cerca de 11km de extensão.

Suando a Camisa: percurso de 8h, que passa pelos mesmos locais do roteiro curto, mas também inclui a parte do Vale dos Vinhedos que fica em Garibaldi, passando pela Vinícola Don Laurindo, pela Gruta Nossa Senhora de Lourdes e pela APROVALE, em uma rota de, aproximadamente, 22km.

Percurso Que Tal de Bike? na rota Vale dos Vinhedos | Imagem: Hotel Dall’Onder

Percurso Que Tal de Bike? na rota Vale dos Vinhedos | Imagem: Hotel Dall’Onder

Percurso Que Tal de Bike? na rota Vale dos Vinheodos | Imagem: Hotel Dall’Onder

ESTRADA DO SABOR

O percurso Estrada do Sabor passa pelos locais mais tradicionais que integram a charmosa Estrada do Sabor, em Garibaldi. É oferecido em três níveis de dificuldade:

Pegando Leve: o percurso de 4h passa pela Vinícola Don Laurindo, pela Osteria Della Colombina e pela Gruta Nossa Senhora de Lourdes Araripe, totalizando 14,5km.

Esquentando o Pedal: o percurso de 6h passa pelos locais acima, com uma extensão até Monte Belo do Sul, visitando, também, a Família Vaccaro. 

Suando a Camisa: o percurso longo tem 8h, inicia na Vinícola Don Laurindo, passa pelos locais mencionados nos percursos anteriores, e finaliza na Vinícola Peterlongo.

Percurso Que Tal de Bike? na rota Estrada do Sabor | Imagem: Hotel Dall’Onder

Percurso Que Tal de Bike? na rota Estrada do Sabor | Imagem: Hotel Dall’Onder

Percurso Que Tal de Bike? na rota Estrada do Sabor | Imagem: Hotel Dall’Onder

SALTO VENTOSO

Este percurso explora o parque do Salto Ventoso, em Farroupilha, onde está localizada uma das mais bonitas cachoeiras do Brasil, com 56 metros de queda d’água em uma caverna no formato de ferradura, de 200 metros de comprimento por 25 metros de altura, que forma uma piscina natural de tirar o fôlego.

O passeio é oferecido apenas no nível médio de dificuldade, Esquentando o Pedal, com 6h de duração. A largada é no Moinho Burati e a chegada é no Parque Salto Ventoso, com um total de 12km.

Percurso Que Tal de Bike? na rota Salto Ventoso | Imagem: Hotel Dall’Onder

Percurso Que Tal de Bike? na rota Salto Ventoso | Imagem: Jornal NH

Percurso Que Tal de Bike? na rota Salto Ventoso | Imagem: Hotel Dall’Onder

VALE DOS RIO DAS ANTAS

Neste trajeto é possível conhecer uma das maiores pontes de arcos paralelos do mundo, a Ponte do Rio das Antas, além de todas as atrações turísticas que a rodeiam. Este roteiro é oferecido em dois níveis de dificuldade:

Esquentando o Pedal: com dificuldade média, este roteiro de 18 km dura 6h, com início na Igreja Nossa Senhora do Rosário de Pompéia e chegada no cachoeirão do Rio das Antas.

Suando a Camisa: este percurso de 27km tem duração de 8h, e vai da Igreja Nossa Senhora do Rosário de Pompéia até Nova Roma do Sul, passando pela Ponte de Ferro, pelo Cachoeirão e pelo Mirante Represa.

Percurso Que Tal de Bike? na rota Vale do Rio das Antas | Imagem: Hotel Dall’Onder

Percurso Que Tal de Bike? na rota Vale do Rio das Antas | Imagem: Hotel Dall’Onder

 

Percurso Que Tal de Bike? na rota Vale do Rio das Antas | Imagem: Hotel Dall’Onder

Bacana, não é mesmo? Explorar a Serra Gaúcha de bicicleta é descobrir uma nova forma de encarar o turismo e experimentar o lugar por onde a gente passa.

Você tem alguma rota bacana de CICLOTURISMO para nos indicar? Envie uma mensagem e conte pra gente!


Sobre a empresa:

Q U E  T A L  D E  B I K E ?

Valores por pessoa, conforme o tempo de percurso e número de participantes no grupo:

Reservas: 54 3455.3570 / agencia@dallonder.com.br

Roteiros aqui


SAIBA MAIS SOBRE ENOTURISMO NA SERRA GAÚCHA:

Rota das Cantinas Históricas

Maria Fumaça

Hotel Casacurta

Casa DiPaolo

Pousada dos Capuchinhos

Vinícola Cristofoli


GOSTOU? Para novidades diárias, siga-nos também no Instagram e inscreva-se em nosso canal no Youtube, em nosso Podcast (também disponível no Spotify e iTunes) e em nossa rádio no Spotify.