Quem nos acompanha há tempos, sabe que a gente adora harmonizar vinho com discos, séries, livros e tudo mais que envolva lazer. E uma das coisas que nós costumamos fazer na companhia de um vinho, mas nunca postamos por aqui, é jogar videogame. Vale tudo: arcade, guerra, clássicos, modernos. E se a gente curte vinho e videogame, deve existir mais gente por aí que também curte. Por isso, criamos uma lista com os nossos games clássicos favoritos e os vinhos que melhor combinam com cada um deles.

game1

Space Invaders

Space Invaders

Lançado em 1978, Space Invaders é um clássico da empresa japonesa Taito Corporations que já fez muita gente virar a noite nos fliperamas (sabia que o nome fliperama vem de “flipper”, como são chamadas as alavancas usadas para controlar a bola nos pinball?). Seu objetivo é destruir naves espaciais para ganhar o maior número de pontos possível. Um dos primeiros jogos de tiro com gráfico bidimensional, Space Invaders foi inspirado em Guerra dos Mundos e Star Wars e, até hoje, faz muito sucesso, ganhando versões modernas em aplicativos para tablets e celulares. Divertido e meio frenético, cai muito bem com o Vallontano Chardonnay, que é alegre e sem frescura.

Ver Vinho

game2

Missile Command

Missile Command

Lançado em 1980, Missile Command foi um dos primeiros jogos da Atari. Desenhado por Dave Theurer, o jogo exige agilidade e raciocínio rápido, e tem o objetivo de defender uma cidade do ataque de mísseis inimigos. Um marco na cultura pop, o jogo fez muito sucesso no Brasil, já que vinha junto com o console Atari. Para acompanhar, nossa sugestão é o Sélection des Cognettes Muscadet Sèvre et Maine Sur Lie 2017, um branco direto ao ponto, bastante ácido e cheio de energia.

Ver Vinho

game3

PacMan

Pac Man

Se você nunca ouviu falar de Pac-Man, alguma coisa muito estranha você fez nesta vida. O clássico dos clássicos já foi relançado em muitas versões, para diversos consoles, e virou até filme! Um dos jogos mais famosos dos anos 80, foi criado por Tōru Iwatani para a empresa Namco, e consiste em uma cabeça amarela, que se desloca super rápido através de um labirinto, comendo pastilhas enquanto foge de fantasmas. Um game perfeito para jogar com uma pizza gigante e cheia de queijo. Aliás, o personagem amarelo, protagonista do jogo, foi inspirado em uma fatia de pizza, sabia? Para acompanhar, um Rosso di Montepulciano de respeito, da vinícola La Casella.

Ver Vinho

site4

Donkey Kong

Donkey Kong

O jogo do gorila mais teimoso já visto nos consoles, lançado em 1981, já era super moderno e com um design bem futurista na época de sua criação. Considerado um dos primeiros jogos de plataforma do mundo, foi neste jogo que Mario Bross apareceu pela primeira vez. No jogo, ele se chamava Jumpman, e precisava resgatar a personagem Pauline, sequestrada pelo gorila. O objetivo do jogador é desviar obstáculos lançados em sua direção para chegar até Donkey Kong e derrotá-lo. Para acompanhar este jogo elétrico, só um vinho elétrico, como o Saint-Bris da Clotilde Davvene. Aliás, você já provou Sauvignon Blanc da Borgonha? Taí uma ótima oportunidade:

Ver Vinho

game5

Tetris

Tetris

Lançado em 1984, Tetris foi criado por 2 engenheiros e um aluno do Centro de Computadores da Academia Russa das Ciências. O game de quebra-cabeças atingiu um sucesso tão grande, que por anos e anos foi o principal jogo de minigames. Difícil encontrar alguém que nunca tenha jogado tetris, não é mesmo? Ah, curiosidade: em 1993, o Tetris para Game Boy foi o primeiro game a ser jogado no espaço, na Estação Espacial MIR. Game clássico geek, combina com rótulo geek, como o argentino Hey Malbec, do Riccitelli.

Ver Vinho

game6

Super Mario World

Super Mario World

Toda a franquia de jogos do encanador mais querido do planeta vale a pena, mas o Super Mario World foi um divisor de águas para os consoles de 16 bits. Lançado em 1990, pela Nintendo, o game de fases traz diversos inimigos, chefões e, claro, Yoshi, o dinossauro de bracinhos curtos e fiel escudeiro de Mario. Para combinar com um game em que o personagem principal é um comedor compulsivo de cogumelos, nada mais apropriado do que um Pinot Noir. A dica é o chileno Kalfu Sumpai Pinot Noir, da premiada Ventisquero.

Ver Vinho

game7

Sonic

Sonic

Um ouriço hiperativo: esta frase resume bem Sonic, o sucesso da Sega, lançado em 1991. Aliás, Sonic e Marios Bros geravam disputas e discussões acaloradas entre os adolescentes dos anos 90. O protagonista do game é um ouriço azul chamado Sonic, cuja vida pacífica é sempre interrompida pelo antagonista principal da série, Dr. Eggman. Para acompanhar a vida frenética do personagem, é preciso um vinho com a mesma intensidade. Coloque seu tênis de corrida, abra esse tinto lisboeta e pimba, está feito o seu sábado a noite.

Ver Vinho

game8

Mortal Kombat

Mortal Kombat

Um dos jogos de luta mais populares do mundo dos fliperamas, Mortal Kombat invadiu os videogames, as telas de cinema e segue sendo sucesso até hoje. Com tiro, porrada, bomba e gráficos muito realistas para a época de seu lançamento, Mortal Kombat agitou a adolescência de muita gente. Criado pela Midway Games, com estreia em 1992, ele é um dos mais famosos jogos de luta da história, ao lado de Street Fighter e Tekken. Um baita jogo, que merece um baita vinho, como o catalão Loxarel A Pèl tinto.

Ver Vinho

game9

Mario Kart

Mario Kart

Se beber não dirija. A não ser que você esteja dirigindo no Mario Kart, o jogo de corridas mais divertido da história. Vale jogar banana na pista, casco de tartaruga no adversário. Só não vale mau-humor. Com a primeira versão lançada em 1992, este é um dos games multiplayer mais bacanas para juntar os amigos e dar boas risadas. Fica uma delícia com um espumante despretensioso, como o Casa Perini Brut.

Ver Vinho