Loader

Como curar uma ressaca das brabas!

Beba com moderação SEMPRE e lembre-se de ingerir muita água entre um gole e outro de vinho, para prevenir a desidratação. Bom, este é o cenário ideal e recomendado pelo Umami e por qualquer órgão ligado à saúde. MAS, de demasiado humanos que somos, às vezes a gente se empolga, a gente se passa, a gente faz merda. Sim, a gente sabe que tá errado, que é tudo culpa nossa, mas às vezes acontece. Então bom, se não deu para prevenir com água e moderação, só nos resta remediar a ressaca.

E meu amigo, levante as mão pro céu se você não sabe a tortura que é uma ressaca depois dos 30. Não dá pra entender muito bem o que acontece: a gente tá lá, com nossos 20 e poucos, acordando meio-dia de domingo com aquele martelo na cabeça depois de um trago, mas é só tomar um banho, e depois se jogar num copão de Coca-Cola e num super almoço, que deu, tudo certo, vida nova, bora pra outra. Mas aí bate os 30 e noooossa, a ressaca vira uma tortura chinesa: a gente fica tipo vampiro, trancado no escuro, porque a luz machuca, o barulho do passarinho cantando dói, a movimentação de qualquer coisa perto da gente perturba. Você tenta tomar um remédio pra dor de cabeça, mas o estômago revira e aí já são 17h, o Faustão aparece na TV e você quer chorar, porque o domingo tá no fim e você está se sentindo imprestável. Não, não, chega disso.

A difícil tarefa de lidar com a ressaca. | Foto: reprodução / Google

Se você não lembrar de maneirar no álcool e de tomar muita água, pelo menos lembre das dicas a seguir, que vão te ajudar a voltar à vida no dia seguinte!

POR QUÊ RESSACA DÓI TANTO?

Eita! Por onde a gente começa? Bom, primeiro, é sempre bom lembrar que o álcool causa desidratação e, com ela, perdemos alguns sais minerais, como o potássio e o sódio, que são muito importantes para a estrutura da fibra muscular. Sem eles, os músculos ficam mais sensíveis e mais suscetíveis à dor, e a gente fica se sentindo como se tivesse sido atropelado por uma jamanta. Além disso, o etanol dilata os vasos sanguíneos, causando aquela dor de cabeça violenta que todo mundo conhece. Para completar o pacote, a álcool também irrita a parede do estômago, aumenta a produção de suco gástrico e de secreções intestinais, provocando queimação, vômito e diarréia.

Qualquer semelhança da ressaca de cinema com a da vida real, não é mera coincidência! | Foto: reprodução / The Hangover

ANTES: O QUE FAZER PRA EVITAR O CAOS

Bom, sempre bom lembrar que beber com responsabilidade é a melhor maneira de evitar uma ressaca (e muita bobagem que bêbado faz!). Então, antes de contar como CURAR uma ressaca, vamos dar umas dicas de como EVITAR uma ressaca:

  • Coma antes de beber. Sério, a gente sabe que é óbvio, mas não esqueça de se alimentar bem antes de começar a sacar a rolha de tudo quanto é vinho. Alimentos integrais (arroz e pão integrais são ótimos!) ajudam a proteger a mucosa do estômago e a minimizar estragos. Além disso, lembre-se de proteger o fígado também, já que o coitadinho sofre muito. Pra isso, recorra ao azeite de azeite de oliva extravirgem. Beliscar um pãozinho com azeite antes de beber é uma boa pedida!
  • BEBA MUITA ÁGUA. Ah gente, vamos ficar aqui repetindo isso eternamente até entrar na cabeça de vocês (e na nossa também, porque né, às vezes a gente esquece). Coloca o alarme do telefone pra tocar, dá um jeito aí, mas vê se não esquece da água. Ela é essencial, já que a principal causa da ressaca é a desidratação.

DEPOIS: COMO SE LIVRAR DA RESSACA

Bom, chegamos na hora da verdade. Nenhum esforço foi suficiente para evitar a maldita ressaca e agora você está aí, lendo este post de óculos escuros, tentando sraciocinar mesmo com a cabeça explodindo, e fazendo de tudo para voltar à vida. Ok, vamos ser solidários com a sua dor e ir direto ao ponto.

Água, água, água. Não esqueça da água! | Foto: Reprodução / Google

  • Mais uma vez, ÁGUA. Beba antes do dormir e leve uma garrafa para o quarto, porque você vai acordar com sede. E beba MUITA água do dia seguinte. A principal causa da ressaca é a desidratação. Ela é a responsável pela dor o corpo e pela dor de cabeça que te torturam desde o momento que você acorda. Além de te hidratar e amenizar esses sintomas, beber água vai te fazer ir muito mais ao banheiro e, quanto mais xixi você fizer, mais rápido vai expulsar as toxinas do seu organismo, e mais rápida será a sua recuperação.
  • Deixe o café de lado, e invista em chás de ervas que facilitem a digestão, como Chá-Verde e Hortelã, ou que tenham propriedades desintoxicantes, que ajudem a limpar mais rápido o organismo, como Macela e Erva-Cidreira.
  • Cuidado com remédios. Tudo bem, aquela dor de cabeça martelando o dia todo é difícil de aguentar, mas é bom lembrar que o remédio pode cair feito um tijolo em um estômago já irritado pelo álcool. Antes de tomar qualquer comprimido para dor de cabeça, certifique-se de já ter cuidado do estômago e se alimentado bem. Caso contrário, para tentar se livrar de uma dor de cabeça, você pode arranjar uma bela dor de estômago e até vômitos. Ninguém merece.
  • Então ó a dica salvadora para se livrar da dor de cabeça sem irritar o estômago: uma forma muito simples e rápida de amenizar dores de cabeça é colocando uma bolsa de água gelada na testa ou nas têmporas (ou no local onde estiver doendo mais, enfim), daquelas bem comuns, que todo mundo tem em casa. A baixa temperatura contrai os vasos sanguíneos, diminuindo o fluxo de sangue, o que alivia os sintomas da dor. Escuta o gente tá dizendo: 15min no silêncio e no escuro, com uma bolsa de água gelada na cabeça, vai melhorar consideravelmente a sua vida!
  • Se no passado um xis bacon às 6h da manhã curava a ressaca, depois de uma certa idade a coisa não funciona bem assim. Alimentação é super importante para amenizar a ressaca. Dê preferências para frutas, verduras e alimentos integrais, como pão, arroz e biscoitos. Deixe de lado as comidas gordurosas, como queijos e frituras, que podem irritar ainda mais o seu estômago já tão sofrido.
  • Descanse. Fuja dos barulhos e luzes fortes, e encontre uma posição confortável (o famoso truque de “deitar quase sentado” sempre ajuda). A gente sabe que isso é óbvio, mas é sempre bom lembrar que não tem fórmula milagrosa: seu corpo está debilitado e precisa de repouso.

E da próxima vez, vê se não esquece dá água!

Deixe a ressaca só para as telas de cinema | Foto: Reprodução / The Hangover


GOSTOU? Para novidades diárias, nos siga também no Instagram e inscreva-se em nosso canal no Youtube!

 

Posts Relacionados

Riesling

Uvas Tintas

Cabernet Sauvignon