A Vinícola Garibaldi lançou, na semana passada, a primeira linha de espumantes e sucos produzidos com uvas biodinâmicas certificadas do Brasil. Além do selo de produto orgânico, ele leva o selo do Demeter, maior organização de certificação de agricultura biodinâmica do mundo.
A biodinâmica é semelhante à agricultura orgânica, na medida em que ambas excluem a utilização de produtos químicos sintéticos. No entanto, a agricultura biodinâmica vai além, pois parte do princípio que um vinhedo é um ecossistema inteiro e leva em conta aspectos como as influências astrológicas e os ciclos lunares. Ela se desenvolveu a partir dos estudos de Rudolf Steiner, que utilizava a antroposofia para considerar a relação do homem com a natureza e buscar a prosperidade da agricultura, entendendo que, além da substância nutritiva, o alimento também oferece a vitalidade nele presente.
“Para entender essa composição, é importante saber que os produtos biodinâmicos são obrigatoriamente orgânicos, sendo ainda mais restritivos quanto ao uso de agrotóxicos e insumos agrícolas. O grande diferencial está na busca pela harmonia entre os reinos humano, animal, vegetal e mineral, potencializada pela influência dos astros. Assim, os cuidados começam nos vinhedos, respeitando o ambiente; passando pelo zelo com as videiras e chegando ao processo de vinificação, resultando em bebidas com mais vitalidade”, explica a engenheira agrônoma Lara Silvestrin, responsável técnica pelo projeto de viticultura biodinâmica na Cooperativa Garibaldi.
A Garibaldi iniciou este projeto em 2014, com duas pequenas áreas de 0,5 hectares. Hoje, 3 produtores cooperativados cultivam uma aérea total de 10 hectares.
SOBRE OS PRODUTOS
A linha ASTRAL, que chega ao mercado este mês, é composta por um suco de uva e por um espumante elaborado a partir de um corte de 70% Chardonnay e 30% de Pinot Noir de vinificação convencional, pelo método tradicional.
As 700 garrafas numeradas de espumante serão vendidas no varejo do complexo enoturístico da Vinícola Garibaldi (Av. Independência, 845 – Garibaldi, RS) e em algumas lojas virtuais e restaurantes parceiros, pelo preço sugerido de R$ 70,00. Já os sucos chegam ao mercado por R$18,00.
O JANTAR DE LANÇAMENTO
O lançamento da linha Astral foi celebrado com um jantar para imprensa e convidados, que aconteceu no dia 23 de janeiro, na sede da vinícola, em Garibaldi. O cardápio foi assinado pelo chef Rodrigo Bellora, um dos principais nomes da ecogastronomia e do movimento slow food na região.
Todos os pratos foram harmonizados com o espumante Astral, à exceção da sobremesa, que foi servida com o suco de uva Astral.
O menu começou com uma tábua de petiscos mistos: Bruschetta tradicional; Chips de tubérculos com guacamole de abacate, pato curado e coentro; Polenta de milho crioulo com ragu, urtiga e queijo vaccino; e, por fim, Polpetone com espuma de hortelã e picles.
De entrada, Espaguete de chuchu salteado na manteiga noisette e sálvia.
O primeiro prato foi uma Cogumelada (uma versão de cogumelos da famosa galinhada): mix de arrozes, cogumelos frescos e coalhada de kefir.
O prato principal foi o Tijolinho de porco com mostarda de crem (raíz forte), creme de batata-doce, pururuca e agrião.
De sobremesa, Pavlova de frutas e creme de iogurte.
GOSTOU? Para novidades diárias, nos siga também no Instagram e inscreva-se em nosso canal no Youtube e em nosso Podcast (também disponível no iTunes)!
Posts Relacionados
Vinícola Valmarino - Pinto Bandeira, Brasil
Neste episódio da série Uma Cave Por Vez, visitamos a Vinícola Valmarino, e mostramos toda sua estrutura e seus vinhos deliciosos.
Vinícola Fin - Entre-Ijuís, Brasil
Neste episódio da série Uma Cave Por Vez fomos até a Região das Missões Riograndenses conhecer a Vinícola Fin, no município de Entre-Ijuís.
Vinícola Geisse - Pinto Bandeira, Brasil
Neste episódio da série Uma Cave por Vez, visitamos a Vinícola Geisse, que produz espumantes incríveis em Pinto Bandeira, na Serra Gaúcha.