Loader

Casa de Pedra: a pousada da Vinícola Mena Kaho

A Mena Kaho é uma vinícola brasileira que produz vinhos e sucos orgânicos certificados. Ela está localizada na cidade de Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, e faz parte de duas rotas enoturísticas muito legais: a Rota das Cantinas Históricas e o Encantos de Eulália. Além de estarem abertos ao público para visitação, eles também oferecem uma opção de hospedagem muito bacana na Casa de Pedra, o antigo casarão da família, construído em 1885.

A casa de Pedra da Vinícola Mena Kaho | Foto: reprodução / encantosdeeulalia.com.br

Aqui, o centro de visitantes da vinícola, visto da porta da Casa de Pedra. | Foto: Umami Mag

A edificação é reconhecida como patrimônio histórico da colonização italiana e fica a apenas 4 km do centro de Bento Gonçalves. Chegamos lá achando que teríamos a nossa disposição apenas um quarto na pousada, mas, na verdade, quando você reserva uma noite por lá, você reserva a casa inteira!

Ao entrar na linda Casa de Pedra de 110m², você se depara com uma grande sala, com mesa para refeições, fogão à lenha, sofá e TV, tudo lindamente decorado com muita pedra e madeira. É um ambiente super rústico e aconchegante, daqueles que dá vontade de acender o fogo e abrir uma garrafa de vinho imediatamente.

Ao fundo, uma cozinha totalmente equipada com fogão e forno a gás, fogão a lenha, forno de microondas, panelas, assadeiras, taças, liquidificador, cafeteira, etc. Tudo (e mais um pouco) que você pode precisar para uma estadia confortável. A antiga geladeira vem recheada de espumantes geladinhos, que o hóspede pode consumir e pagar na saída. E o legal é que é permitido receber visitantes , ou seja, dá pra chamar os amigos para um super jantar na casa!

Ao entrar na Casa de Pedra, este é o visual que te espera | Foto: Umami Mag

O enorme fogão à lenha convida os hóspedes ao aconchego | Foto: Umami Mag

A sala vista da porta da cozinha em direção à porta de entrada | Foto: Umami Mag

Vinhos disponíveis na Casa de Pedra. O hóspede consome o que quiser e paga na saída | Foto: Umami Mag

No andar de cima (que não chega a ser exatamente um andar, mas apenas um nível um pouco mais alto) há duas suítes enormes, uma com cama de casal Queen Size e a outra com cama de casal mais sofá-cama, ideal para casais com filhos. Ambas possuem TV (com Netflix), ar-condicionado, roupas de cama e de banho.O Wi-Fi pega bem em toda a casa. E para quem tem sono mais difícil, fique tranquilo: o lugar é silencioso, o colchão é excelente e as janelas bloqueiam super bem a luz.

Suíte 1: cama Queen, TV, ar-condicionado e banheiro completo | Foto: Umami Mag

Súite 2: vista da entrada. Cama de casal mais sofá-cama | Foto: Umami Mag

A suíte 2 tem cama de casal, sofá-cama, TV, ar-condicionado e banheiro completo | Foto: Umami Mag

Nos hospedamos na vinícola durante a feira Wine South America e a nossa agenda estava bem apertada. Todos os dias, às 8h da manhã, precisávamos estar no centro de Bento Gonçalves para começar a programação de imprensa. Por isso, pedimos para que o café da manhã (incluso na diária) fosse servido às 7h. No primeiro dia, acordamos, tomamos um banho (aos exigentes de plantão: os chuveiros são excelentes e com bastante pressão!) e, faltando 2 min para as 7hs, abrimos a porta do quarto e demos de cara com o sonho de consumo de 9 entre 10 pessoas (atenção: esta pesquisa não tem base científica, é só suposição mesmo!). Uma mesa linda e cheia de delícias nos esperava na sala, com pães, biscoitos, frutas, frios, ovos mexidos, suco de uva (orgânico, obvio!), café, leite, iogurte, doces.. tudo o que precisávamos para o dia começar bem.

O café da manhã incrível espera o hóspede na sala de casa | Foto: Umami Mag

Ao final da nossa estadia, passamos na loja da vinícola para levar para casa algumas garrafas do suco de uva incrível produzido por lá, além de alguns vinhos e espumantes. Nosso favorito foi o Barbera!

Até a loja da Vinícola Mena Kaho é linda! | Foto: Umami Mag

A hospedagem na Casa de Pedra da Vinícola Mena Kaho é super especial. Acomoda até 6 pessoas com charme e muito conforto, e é uma excelente opção para quem visita Bento Gonçalves!

C A S A  D E  P E D R A | VINÍCOLA MENA KAHO

Rua Joaquim Toniollo, 635

Bairro São Vendelino. Bento Gonçalves, RS

Telefones: 54 3454-5840/ 54 98105-1800

E-mail: vinicola@menakaho.com.br

www.menakaho.com.br

Como chegar: Saindo de Porto Alegre pela BR-116, pegue a RS-240 à esquerda, na altura do Bairro Scharlau, em São Leopoldo. Em Portão, siga pela RS-122 até São Vendelino, e pegue a RS 446 até Bento Gonçalves, quando a estrada muda para RS 470. Siga em frente pela estrada, passe o pórtico de entrada da cidade (a famosa pipa) e, em cerca de 4,9km, entre à esquerda na Rua Joaquim Toniollo. A entrada para esta rua é a partir da estrada, então há placas de sinalização alguns metros antes, indicando a Rota das Cantinas Históricas. Ao entrar na rua, basta seguir 650m para chegar na vinícola.

GOSTOU? Para novidades diárias, nos siga também no Instagram e inscreva-se em nosso canal no Youtube e em nosso Podcast (também disponível no iTunes)!