O que faz um Sommelier?
Sommelier é uma palavra de origem francesa que, no passado, se referia ao funcionário encarregado do transporte de bebidas e alimentos até os castelos e palácios. Como as tentativas de envenenamento estavam, digamos, na moda naqueles tempos, o funcionário também acabou sendo incumbido de provar as bebidas antes de serem servidas aos nobres e reis, para garantir que não haviam sido envenenadas. Espertinha essa galera da corte, não?
Na definição atual de Sommelier, a função de experimentar as bebidas se manteve. O envenenamento não, felizmente.
O Sommelier é o profissional responsável pelas bebidas em restaurantes, bares, lojas, importadoras e outros estabelecimentos. No dia a dia, é quem escolhe, compra, recebe, armazena e prova o vinho antes que seja servido ao cliente.
No Brasil, a profissão é regulamentada pela Lei 12.467, de 26 de agosto de 2011, que diz o seguinte: “considera-se sommelier, para efeitos desta Lei, aquele que executa o serviço especializado de vinhos em empresas de eventos gastronômicos, hotelaria, restaurantes, supermercados e enotecas e em comissariaria de companhias aéreas e marítimas”.
Além disso, a lei também lista as atividades específicas de um sommelier: “I – participar no planejamento e na organização do serviço de vinhos nos estabelecimentos referidos no art. 1o desta Lei; II – assegurar a gestão do aprovisionamento e armazenagem dos produtos relacionados ao serviço de vinhos; III – preparar e executar o serviço de vinhos; IV – atender e resolver reclamações de clientes, aconselhando e informando sobre as características do produto; V – ensinar em cursos básicos e avançados de profissionais sommelier”.
Ah, e para complementar: o feminino de sommelier é sommelière.
Se interessou? Então confira alguns cursos disponíveis no país:
GOSTOU? Para novidades diárias, nos siga também no Instagram e inscreva-se em nosso canal no Youtube!