Vinho de 6 mil anos?
A gente sabe que o vinho é uma das bebidas mais antigas do mundo, mas esta descoberta recente é de derrubar o queixo: um time de pesquisadores da Universidade do Sul da Florida realizou testes em uma antiga ânfora encontrada em uma caverna na Sicília, no Sul da Itália, e descobriu traços (basicamente ácido tartárico) de um vinho com cerca de 6 mil anos de idade. A pesquisa foi anunciada na sexta-feira, dia 25, e publicada no jornal científico Microchemical Journal.
A descoberta tem um significado enorme: pesquisas anteriores faziam crer que a produção de vinho na Itália havia começado no período de 1300 a 1100 AC,“cerca de 3 mil anos atrás. No entanto, o jarro encontrado quase intacto em uma caverna de Monte Kronio, sudoeste da Sicília, abre um novo momento na história do vinho italiano, já que estabelece uma linha do tempo completamente nova sobre o nascimento do vinho na Itália.
O jarro, encontrado próximo à Agrigento, passou a ser uma das mais antigas evidências da produção de vinhos no mundo. De acordo com a National Geographic, a evidência de produção de vinhos mais antiga até hoje confirmada ocorreu na Armênia, também cerca de 6 mil anos atrás. Especialistas afirmam que a história do vinho no mundo pode datar do período Neolítico, cerca de 10 mil anos atrás.
E a pergunta que não quer calar: será que era tinto?
GOSTOU? Para novidades diárias, nos siga também no Instagram e inscreva-se em nosso canal no Youtube!
Posts Relacionados
O Jogo do Vinho
Que tal reunir os amigos para beber e testar os seus conhecimentos sobre o mundo do vinho de um jeito bem divertido? Vem saber mais sobre O JOGO DO VINHO.
Guia de Aromas do Vinho
Quer aprender a reconhecer os aromas do vinho e não sabe por onde começar? A gente te ajuda! Criamos um guia de aromas para download gratuito!
Livro sobre vinho: A História do Romanée-Conti
O livro A História do Romanée-Conti mostra os bastidores de uma trama sem precedentes, que ameaçou destruir o vinhedo mais caro e prestigioso do mundo!