Loader

Entardecer de Vindima na Vinícola Cristofoli

Se você ainda não viu nossa matéria sobre a Agenda da Vindima, corre pra ver, porque essa é a melhor época do ano para se estar na Serra Gaúcha. São tantas atividades bacanas, que você ficar tonto tentando escolher! Mas tenha em mente que os programas são super concorridos, então é preciso reservar com uma certa antecedência para não ficar de fora.

Começamos as nossas atividades da temporada em Faria Lemos, na Vinícola Cristófoli, que tem algumas das mais concorridas experiências de vindima da região, e preparou 3 atividades diferetes para a safra de 2019. Neste final de semana, participamos do tour ENTARDECER DE VINDIMA.

Vinícola Cristofoli, em Faria Lemos

Chegamos na vinícola um pouco antes das 18h, horário marcado para início dos festejos, e fomos recebidos pela Bruna Cristofoli. A Bruna é a cabeça por trás das mil e uma atividades oferecidas pela vinícola. Junto com seus pais, tios, primos e irmão (é uma vinícola familiar MESMO!), ela transformou a pequena propriedade da Rota das Cantinas Históricas em uma das mais procuradas pelos visitantes em busca de enoturismo de qualidade.

Enquanto aguardávamos a chegada de todos os participantes, recebemos drinks geladinhos de Moscatel com morango para matar a sede. A Bruna, então, apresentou sua família, contou brevemente a história da vinícola e deu início às atividades, explicando um pouquinho sobre o processo de vinificacação e mostrando onde tudo acontece.

Drink de morangos frescos com espumante Moscatel. Uma delícia!

Então, passamos ao vinhedo que fica junto à vinícola, onde colhemos e provamos uvas docinhas, tiramos fotos e bebemos muito espumante. Vejam bem, logo na chegada recebemos taças de acrílico (era presente e todos levaram a sua pra casa!), que, de alguma forma, estiveram cheias durante toda a programação. Não dava nem tempo de piscar e já tinha alguém nos servindo. Nada mal, hein!

Hora de colher uvas!

E até na hora da colheita tem espumante para acompanhar!

Depois disso, subimos no carretão puxado por um trator, que nos levou até o topo do vinhedo, onde fica o mirante. Lá, uma equipe animada nos aguardava para a pisa de uvas, ao som da Tarantella e outros clássicos italianos tocados na sanfona. Fomos recebidos com (mais!) espumante e com tábuas de frios e focaccias caseiras, à luz de um pôr-do-sol espetacular.

Este é o carretão que nos levou até o topo dos vinhedos, onde fica o mirante!

No alto do mirante, mais espumante nos aguardava!

E um lanchinho também, porque saco vazio não para em pé!

Esta é a vista lá de cima!

E é claro que teve pisa das uvas, com direito a dancinhas, cantoria e muita risada. Todo mundo entrou no clima, se divertiu e ficou com o pé vermelho.

Gaiteiro a postos, esperando a festa começar!

A música não parou um segundo!

Hora de sujar os pés!

Missão cumprida: todo mundo com pé vermelho!

Ao final, retornamos à vinícola para jantar, e fomos recebidos por um cenário lindo: mesas na rua, luzes charmosas por todos os lados, sonzinho gostoso e mais espumante. Tudo parecia ter saído do Pinterest! O pessoal chegou e ficou uns bons minutos fotografando tudo antes de, finalmente, sentar e esperar pelo jantar.

E este charme?

Dá vontade de jantar todos os dias ao ar livre num lugar destes, não dá?

Começamos com uma salada de folhas e tomatinhos, com uma emulsão de banana surpreendentemente gostosa. Para acompanhar, foi servido o Chardonnay super fresco da vinícola.

Salada de folhas e tomate cereja, com emulsão de banana foi a entrada

A seguir, chegou o espaguete com tomates confit e azeite de ervas. Simples, clássico e delicioso.

O primeiro prato foi espaguete com tomates confit e azeite de ervas

O prato principal foi ossobuco acompanhado de purê de batatas, com gostinho de comida da vó, servido com o clássico Sangiovese da Vinícola Cristofoli.

O principal foi ossobuco com purê de batatas

A sobremesa foi um sorbet de morango, com gostinho de fruta fresca, que fizemos a proeza de não fotografar. Só percebemos quando acabou. O jantar encerrou pontualmente às 22hs e fomos embora super felizes.

A programação completa acontece até o dia 04 de março e custa R$ 270,00 por pessoa. É necessário reservar com antecedência, pois é uma experiência bem concorrida.

E assim encerrou a noite!


Ainda não conhece a Cristofoli? Então espia o vídeo que gravamos por lá em nossa primeira visita, em 2017. Aproveite e inscreva-se no canal, para conhecer, também, outras vinícolas do Brasil e do mundo.


  • Quer aproveitar à ida à Cristofoli para conhecer um pouco mais da Rota das Cantinas Históricas? Clique AQUI.


V I N Í C O L A  C R I S T Ó F O L I

RS 431 – km 6, s/n | Distrito de Faria Lemos

Bento Gonçalves – RS

Telefones: (54) 3439.1190

WhastApp (54) 99668.6607

Email: cristofoli@vinhoscristofoli.com.br

vinhoscristofoli.com.br

Como chegar: siga pela rodovia RS 470 (sentido Bento Gonçalves-Veranópolis) até o trevo de acesso para a Rota Cantinas Históricas, Faria Lemos, Guaporé, Passo Fundo e Cotiporã (entrada à esquerda). Deste acesso, basta seguir por 6,5 km. A vinícola está localizada na margem direita desta rodovia (RS 431), logo após o terceiro quebra-molas. Todo o acesso é pavimento e leva, em média, 15 minutos para chegar a partir do centro de Bento Gonçalves, e de 20 a 25 minutos a partir do Vale dos Vinhedos.


GOSTOU? Para novidades diárias, nos siga também no Instagram e inscreva-se em nosso canal no Youtube e em nosso Podcast (também disponível no iTunes)!

Posts Relacionados

Vinícola Cristófoli - Faria Lemos, Brasil

Neste episódio da série Uma Cave por Vez, visitamos a Vinícola Cristófoli, que fica na Rota das Cantinas Históricas em Faria Lemos, na Serra Gaúcha.

Vinícola Valmarino - Pinto Bandeira, Brasil

Neste episódio da série Uma Cave Por Vez, visitamos a Vinícola Valmarino, e mostramos toda sua estrutura e seus vinhos deliciosos.

Vinícola Fin - Entre-Ijuís, Brasil

Neste episódio da série Uma Cave Por Vez fomos até a Região das Missões Riograndenses conhecer a Vinícola Fin, no município de Entre-Ijuís.